"Carregamos as pessoas nos ombros, em vez de trazê-las no coração."

Dom Helder Câmera

EMDR

Sobre Mim
Home
Sobre mim
Minha Clinica
Deleite da alma
Textos, Poesias e Preces
Áudio - Palestras
Artigos
Vídeos
Imagens
Filmes
Power Point
Cuidar da Alma
EMDR
Dores da Alma
Direito à Vida
Grupos de Estudo
Outros
Agenda de Palestras
Livro de Visitas
Favoritos
Faça Contato
 

 

Os Traumas e Suas Conseqüências

O ser humano, no decorrer da vida, normalmente passa por situações traumáticas, sem nem mesmo refletir sobre isso. São doenças, cirurgias, assaltos, acidentes, perdas de entes queridos, traições, abandonos, abusos sexuais de vários níveis, forte stress, violência familiar, privações materiais, ameaças de todo tipo, sustos provocados por animais, etc...

As conseqüências são várias, desde as mais graves e visíveis, como forte ansiedade, pesadelos, insônia, depressão, evitação fóbica de objetos, pessoas ou situações, lembranças perturbadoras, até as mais sutis, no capítulo das crenças limitantes que se instalam por decorrência.

As crenças limitantes trazem conseqüências por toda vida, e geralmente são inconscientes: "eu não consigo", "eu não sou capaz", "eu não mereço", "não mereço ter prazer", "estou em perigo", etc...

A cura do trauma, além da supressão dos sintomas, remove a crença limitante e libera a energia ali retida, resultando na disposição para mudanças e iniciativas importantes.

O EMDR, sem dúvida, é a ferramenta mais eficaz neste tratamento. Embora pouco conhecida no Brasil, é de amplo reconhecimento a nível internacional, e alvo de inúmeros estudos que comprovam sua grande eficácia.

 

Você livre de traumas!! Conheça a técnica EMDR. -

O que é o EMDR

"Eye Movement Desensitization and Reprocessing" (Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares) é uma nova forma de psicoterapia, desenvolvida nos EUA no final dos anos 80 pela Dra. Francine Shapiro. Permite a estimulação dos hemisférios cerebrais, onde as lembranças dolorosas são armazenadas.

Inicialmente o método foi utilizado para tratar seqüelas provocadas por Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), abusos sexuais, estupros, traumas de guerra, assaltos, desastres naturais e outros tipos de violência.

Com o tempo novos trabalhos também começaram a obter resultados promissores em aprimoramento de desempenho futuro, ansiedade generalizada, fobia, síndrome de pânico, manejo de dor crônica, luto, dependência química, adições de forma geral, depressões e doenças psicossomáticas.

Segundo a Psic. Esly Regina de Carvalho, quando se pede ao cliente para lembrar-se de alguma situação ou sensação traumática, e lhe ajudamos a mexer os olhos de determinada maneira, o cérebro recebe a ajuda necessária para processar o fato e arquivá-lo de uma forma funcional. Perde-se a carga negativa associada ao evento, e muitas vezes se recuperam lembranças positivas a ele vinculadas. Muitas pessoas relatam que a sensação da lembrança foi de fato colocada no passado, e que já não se incomodam mais ao lembrar dela.

Ao se aplicar os movimentos oculares de EMDR, se estimula a rede neural onde ficou presa a lembrança. Dessa forma, se dá um “arranque” necessário ao mecanismo que restaura a capacidade de processamento do sistema, permitindo a busca de informações em outras redes neurológicas onde o cliente possa encontrar o que precisa para compreender o que lhe aconteceu.

Fonte: Associação Brasileira de EMDR

 

EMDR é aprovado como abordagem psicoterapêutica baseada em evidências

Em maio de 2011 o EMDR foi aprovado como uma abordagem psicoterapêutica baseada em evidências. Recebeu o mais alto selo de aprovação e garantia dado pelo NREPP - "National Registry of Evidence-based Programs and Practices". Este registro é um serviço do SAMHSA - "Substance Abuse & Mental Health Services Administration".

Embora o EMDR ainda seja pouco conhecido no Brasil, a nível internacional, principalmente nos Estados Unidos,  é aprovado por uma série de instituições e agências governamentais:

bulletAmerican Psychiatric Association (2004)
bulletDepartment of Veterans Affairs & Department of Defense (2004)
bulletInternational Society for Traumatic Stress Studies (Foa et al., 2009)
bulletNational Institute for Clinical Excellence (NICE; 2005)
bulletLondon United Kingdom Department of Health (2001)
bulletVA/DOD Practice Guidelines (EMDR moved to Category “A” status in 2004)
bulletThe U.S. Department of Health & Human Services,
bulletSubstance Abuse & Mental Health Services Administration (SAMHSA)
bulletNational Registry of Evidenced Based Programs & Practices (NREPP)
bulletThe summary of Eye Movement Desensitization & Reprocessing (EMDR) has been approved by SAMHSA and is now available on the NREPP Web site at: http://nrepp.samhsa.gov/ViewIntervention.aspx?id=199.

Os resultados do EMDR, são, normalmente, mais que evidências, mas sim fatos inquestionáveis. O tratamento pode durar alguns meses, mas em alguns casos, em verdade uma minoria, podem ocorrer curas em uma ou duas sessões (veja mais abaixo o vídeo da EMDR Brasil).

Como o EMDR pode lhe ajudar

Como já citado acima, as suas aplicações mais comuns são no atendimento a quem sofre do Transtorno de Stress Pós-Traumático e Fobias.

Podemos afirmar, no entanto, que é uma técnica que pode auxiliar a superar lembranças sofridas, lembranças dolorosas, sejam elas grandes traumas, ou sofrimentos familiares que nos marcaram a existência.

Ele pode ser utilizado como uma ferramenta para um atendimento focado em cenas  traumáticas, assim como no contexto de uma terapia analítica como uma técnica que pode auxiliar em questões específicas.

 

Vídeos Online sobre EMDR

Entrevista no Programa "All TV" com Giovanna Tessaro

Aplicação da Técnica - Cura em uma Sessão

Sessão de EMDR em português - EMDRBRASIL

 

Outros Links Interessantes

O EMDR no site de Giovana Tessaro

Revista Viva Saúde: Conheça o EMDR: uma nova terapia para traumas

EMDR - Terapia Rápida e Eficaz

De medo de barata a avião; saiba as aplicações da técnica que cura traumas com o movimento dos olhos

 

Livros sobre EMDR

Recomendo ao leigo a seguinte obra (psicólogos ou não), que é escrita no estilo de narrativa, em algumas partes algo emocionante:

Cura Emocional em Velocidade Máxima

PictureNestas páginas, o psicoterapeuta David Grand, Ph.D., descreve seu encontro pessoal com o EMDR e a seguir relata comoventes resultados decorrentes do uso dessa nova terapia na vida de seus pacientes. Estimulando, de formar alternada, os hemisférios cerebrais esquerdo e direito, de modo a remover bloqueios psicológicos e solucionar traumas, os pacientes de Grand conseguiam juntar as partes de sua vida emocional despedaçada em uma velocidade que excedia seus sonhos mais desvairados. 
O uso do EMDR pelo Dr. Grand ajudou pessoas de todas as áreas da vida, de maquinistas ferroviários, que reviviam o pesadelo da morte nos trilhos, a mães de crianças mortas nas cruéis ruas de cidades do interior dos Estados Unidos; de vítimas de bombardeios nas cidades de Belfast e Oklahoma, a árabes e israelitas traumatizados por décadas de ódio e violência. Além dos resultados obtidos em velocidade máxima nos trabalhos psicoterápicos, Grand utiliza o EMDR para remover barreiras de desempenho e de criatividade. Seus exemplos mostram atletas, atores, músicos e artistas aprimorando seu desempenho e, em um capítulo destinado à auto-aplicação deste fantástico método, descreve formas práticas pelas quais o próprio leitor pode utilizá-lo para solucionar o medo de falar em público, aumentar a criatividade, desfrutar de sono mais profundo e relaxante, lidar com o estresse e a ansiedade, e muito mais.
(adquira aqui este e outros livros)
 

Cure Seu Cérebro, Cure Seu Corpo

Se você sofre com dor, já pensou em fazer terapia EMDR?

Se você sofre com dor, já pensou em fazer terapia EMDR? A proposta deste livro é demonstrar como a terapia EMDR poder trazer alívio a questões relacionadas com problemas corporais, doenças, procedimentos médicos, cirurgias, diagnósticos de risco e a convivência com doenças crônicas. Nestes relatos especificamente demonstramos a aplicação da terapia EMDR para questões de doenças, intervenções médicas e a resolução de sintomas de aflições com origem traumática. Inclui casos sobre a resolução de dor física, inclusive de membro fantasma; sequela de cirurgias; enxaquecas; antídotos e remédios emocionais. Além das ilustrações dos próprios pacientes, contém transcrições completas de várias sessões. Espero que essas sugestões em relação às estratégias clínicas possam trazer alivio às pessoas que sofrem.

(adquira aqui este e outros livros)

 

Agenda de Cursos de EMDR em 2015 - Para Psicólogos e Médicos

Processo de formação: O treinamento em EMDR®:

O treinamento completo neste método encontra-se subdividido em três módulos, compostos de um final de semana cada um. São eles:

Nível 1 – Introdutório: composto por 20 horas, divididas entre apresentação da teoria, protocolos clássico e específicos, bem como prática dos papéis de terapeuta e paciente;

Nível Intermediário: composto por 20 horas que inclui um aprofundamento de teorias de trauma, transtorno de estresse pós-traumático, 5 horas de supervisão de casos e prática como terapeuta e cliente

Nível 2 – Avançado: apresentação de teoria, protocolos e técnicas específicas para administrar bloqueios de reprocessamento, subdividido também em 20 horas de teoria e prática, e  5 horas de supervisão de casos.

Veja aqui os critérios de admissão.

Nível 1
Recife – PE, 29-31 de maio, 2015 (Silvia Rodrigues / Adineide Nolasco)

Anápolis – GO, 19-21 de junho, 2015 (Lana Fernandes)

Brasilia – DF, 19-21 de junho, 2015 (EMDR Treinamento e Consultoria)

Florianópolis – SC, 19-21 de junho, 2015 (Andréia Pereira Bonoto)

Goiânia – GO, 21-23 de agosto, 2015 (Lana Fernandes)

Cuiabá – MT, 23-25 de outubro, 2015 (Eliane Alves)

Belo Horizonte – MG, 20-22 de novembro, 2015 (Rita Silva e Silva / Daniel Gabarra)

Rio de Janeiro – RJ, 27-29 de novembro, 2015 (Delphos Espaço Psicossocial)

Para mais informações sobre o curso de formação, clique aqui

 

Home

Este site foi atualizado em 11/06/17